Aplicativo estava em atividade há quase 30 anos
Divulgação |
A empresa russa VK anunciou que o mensageiro xICQ vai deixar de operar no dia 26 de junho. O anúncio foi feito em comunicado oficial feito no site do mensageiro, que informa a migração dos serviços do para o VK. O aplicativo de mensagens instantâneas estava em operação há quase 30 anos.
Aviso exibido no site da empresa - Divulgação |
Nos últimos anos o aplicativo recebeu apenas atualizações pontuais, como recursos de criptografia. A plataforma foi a primeira a inovar com o uso de números específicos para cada usuário, assim como recursos de SMS para quem estava offline.
Lançado em 1996 pela empresa israelense Mirabilis, o ICQ tinha mais de 100 milhões de usuários no início dos anos 2000. A empresa foi primeiramente comprada pela AOL em 1998, que revendeu a plataforma para a Digital Sky Technologies, dona do VK, em 2010.
Nos últimos anos, a plataforma se adequou ao estilo de outros mensageiros como WhatsApp e Telegram. Em 2023, o aplicativo foi barrado no Brasil após uma investigação que identificou o uso do ICQ para disseminação de conteúdos de violência sexual.