Roteiristas dos Estados Unidos chegam à acordo para fim de greve

Decisão foi aprovada após sucessivas reuniões entre categoria e empresários

Los Angeles Times/Getty Images

O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos chegou à um acordo com os empresários das grandes produtoras na noite deste domingo (24/09). A decisão veio após longas reuniões da categoria e pode dar fim a greve em Hollywood.

"Podemos dizer, com muito orgulho, que esse acordo é excepcional – com muitos ganhos e proteções para os roteiristas de todos os setores", afirma o sindicato em nota divulgada à imprensa.

Ainda segundo a nota, os grevistas não devem voltar ao trabalho imediatamente, pois o acordo deve ser analisado e votado pela categoria. Com isso, a situação deve se extender até semana que vem. 

A greve já dura quase cinco meses, o que causou o atraso do lançamento de diversas séries e filmes, como a saga de Avatar, Deadpool 3, a sétima temporada de The Good Doctor, bem como o cancelamento de A League of Their Own, Bumper in Berlin e Metropolis.

A situação também conta com o apoio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, que também está em greve. Em uma nota divulgada esta noite, após o anuncio do acordo, o sindicato parabenizou os roteiristas.

Esta é a maior greve de Hollywood desde 1960. Dentre os principais pontos das reivindicações estão o pagamento de residuais da produção de séries, bem como mecanismos que impeçam o uso de Inteligências Artificiais na produção.

Fonte: Deadline e g1

Comentários