Decisão foi aprovada após sucessivas reuniões entre categoria e empresários
Los Angeles Times/Getty Images |
O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos chegou à um acordo com os empresários das grandes produtoras na noite deste domingo (24/09). A decisão veio após longas reuniões da categoria e pode dar fim a greve em Hollywood.
"Podemos dizer, com muito orgulho, que esse acordo é excepcional – com muitos ganhos e proteções para os roteiristas de todos os setores", afirma o sindicato em nota divulgada à imprensa.
Ainda segundo a nota, os grevistas não devem voltar ao trabalho imediatamente, pois o acordo deve ser analisado e votado pela categoria. Com isso, a situação deve se extender até semana que vem.
The WGA and AMPTP have reached a tentative agreement. This was made possible by the enduring solidarity of WGA members and extraordinary support of our union siblings who stood with us for over 146 days. More details coming after contract language is finalized. #WGAStrike pic.twitter.com/GBg2wZBwGB
— Writers Guild of America West (@WGAWest) September 25, 2023
A greve já dura quase cinco meses, o que causou o atraso do lançamento de diversas séries e filmes, como a saga de Avatar, Deadpool 3, a sétima temporada de The Good Doctor, bem como o cancelamento de A League of Their Own, Bumper in Berlin e Metropolis.
A situação também conta com o apoio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, que também está em greve. Em uma nota divulgada esta noite, após o anuncio do acordo, o sindicato parabenizou os roteiristas.
Esta é a maior greve de Hollywood desde 1960. Dentre os principais pontos das reivindicações estão o pagamento de residuais da produção de séries, bem como mecanismos que impeçam o uso de Inteligências Artificiais na produção.